Nossa história começa em 1995, quando o Bispo Souza recebeu a visão para iniciar um trabalho para o Reino de Deus por meio da ministração de seminários de finais de semana para as igrejas. Na época, ele percebeu que, por um lado, havia vários homens e mulheres de Deus que tinham o que oferecer às igrejas através do que o Senhor havia entregado a eles e, por outro lado, havia pouca organização das igrejas para a ministração de seminários.
Compartilhando esta visão com o presidente do ministério, Apóstolo João Lemos Junior, este lhe orientou a prosseguir com o a visão que havia recebido do Senhor. Foi nesse espírito que iniciou a formação do nosso seminário, ficando este ligado à Associação Cristã Vinhedense Jesus Cristo é o Caminho, localizada na cidade de Vinhedo (SP). Vários seminários foram realizados visando a edificação do povo de Deus, sendo que os primeiros foram na igreja local e depois foram realizados em parceria com outras igrejas. No ano de 1996, Bispo Souza, Apóstolo João Lemos e outros pastores da igreja Jesus Cristo é o Caminho, foram estudar em São Paulo na Escola de Treinamento Ministerial (ETM), cujo presidente era o Dr. Thomas Dawson.
Esses ensinos impactaram este grupo de pessoas de tal maneira que solicitaram a ele a implantação de uma unidade da escola na cidade de Vinhedo, no que foram atendidos. Como existiam várias escolas com a marca ETM , sendo que esta não era registrada, foi solicitada a utilização do nome Instituto de Formação Cristã (IFC) que estava patenteado, no que também foram atendidos. Surgia assim o Instituto de Formação Cristã – Escola de Ministérios. Nunca foi o propósito ter escolas em outros locais, mas somente atender as igrejas que estavam localizadas na região metropolitana de Campinas. Com a morte do Dr. Thomas Dawson, percebemos que o Senhor nos chamara para darmos continuidade nesse ministério de ensino.
Fomos solicitados a abrir uma unidade em São Bernardo do Campo pelo Pr. Roberto Szamszoryk, que tinha sido professor na ETM e, assim, iniciou-se a fase de expansão do IFC, alcançando outras cidades do Brasil, estendendo-se posteriormente para os Estados Unidos, Europa, Japão, África e América do Sul. Hoje a escola possui um sistema de formação de professores para atender a demanda de novas escolas tanto no Brasil como no exterior.
Superintendente IFC
Mestre da Palavra
Mestre da Palavra
A visão do IFC é a de equipar homens e mulheres para o serviço cristão em suas respectivas igrejas, pois o conteúdo dos seus ensinos, além de produzir uma tremenda edificação da vida espiritual destes, trata também com o caráter visando conformá-los à imagem de Cristo. Dentro desta visão oferecemos nossos cursos, Básico em Teologia, Avançado em Teologia e Aconselhamento Cristão. São cursos livres de teologia com enfoque na Palavra Revelada, ou seja, inspirada pelo Espírito Santo.
Os cursos do IFC tem a missão de fornecer ensinamentos para todas as áreas da vida cristã como também levar o aluno a praticar os ensinos recebidos, além de capacitá-lo a entender seu chamado e a importância de seu serviço para o Corpo de Cristo. Com a qualidade nos ensinos e o profundo conteúdo bíblico, aliados a poderosa unção do Espírito Santo, tem feito do IFC-Escola de Ministérios um grande instrumento de mudanaça e crescimento na vida de seus alunos. Nossa escola também vem sendo uma forte aliada das igrejas, e juntos estarmos trabalhando para o crescimento do Corpo de Cristo.
Cremos que tanto o Velho como o Novo Testamento são verbalmente inspirados por Deus e única regra infalível de fé normativa para a vida e o caráter cristão
(I Timóteo 3 : 14 – 17; II Timóteo 3 : 16, 17; II Pedro 1 : 21).
Cremos em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: Deus-Pai, Deus-Filho e DeusEspírito Santo; coexistentes, eternos, oniscientes, onipresentes e onipotentes
(Deuteronômio 6 : 4; Mateus 28 : 19; II Coríntios 13 : 14; Lucas 1 : 35; João 1 : 14).
Cremos na criação do universo pelo Deus trino e de tudo que nele existe, feito do nada, somente através da sua palavra, conforme relatado no livro de Gênesis.
(Hebreus 11 : 3; II Pedro 3 :5).
Cremos na existência real de Satanás seus demônios e em seu presente controle sobre o homem não regenerado (Efésios 2 : 2; I Pedro 5 : 8).
Cremos no nascimento virginal de Jesus pelo poder do Espírito Santo, na sua vida sem pecado, em seus milagres, em sua morte vicária e expiatória, em sua morte e ressurreição física dentre os mortos e em sua ascenção vitoriosa aos céus, assentando-se à destra do Pai
(Lucas 1 : 30 – 35; Romanos 8 : 34; Atos 1 : 9; Hebreus 1 : 3).
Cremos na queda do homem e seu estado perdido que o destituiu da glória de Deus e que somente o novo nascimento, através do arrependimento e da fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo, o pode salvar (Atos 2 : 38 ; 3 : 19; Romanos 3 : 23 – 26; João 3 : 3).
Cremos no batismo bíblico nas águas, feito em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, como um testemunho público de uma nova vida em Cristo
(Mateus 28 : 19; Romanos 6 : 1 – 6; Colossenses 2 : 12).
Cremos no recebimento do Espírito Santo no ato da salvação, no poder de Deus fluindo na vida do salvo através do Espírito conforme ensinado por Jesus em João 7 : 38, 39. Cremos na atualidade das manifestações do Espírito Santo para a edificação da Igreja conforme sua soberana vontade
(Atos 1 : 8; 2: 1 – 4; I Coríntios 12 : 1 – 12)
Santificação é uma decisão do cristão de viver uma vida separada do pecado para servir a Deus, através da obra expiatória e redentora de Jesus Cristo no calvário, e mediante o poder do Espírito Santo que nos capacita a cumprir o mandamento de Deus: “ Sede santos, porque eu sou santo”
(1 Pedro 1: 16; Hebreus 9 : 14).
Cremos na totalidade dos 5 dons ministeriais de Jesus Cristo, distribuídos à sua Igreja, visando o aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do ministério
(Efésios 4: 11 – 16).
Cremos na chamada individual de cada membro do corpo de Cristo para um propósito específico. Todos quantos nasceram de novo têm uma vocação para o exercício do ministério
(Romanos 12 : 4 – 8; II Timóteo 1 : 9).
Cremos que a Igreja de Jesus Cristo se expressa localmente, através daqueles que foram batizados no Corpo de Cristo pelo Espírito Santo, que estão sob autoridades reconhecidas e que se reúnem para adorar, levar adiante a Comissão da Igreja e ministrar de acordo com o que o Espírito Santo dirige
(Mateus 16 : 18; 28 : 19, 20; Atos 2 : 40 – 47; Efésios 5 : 22 – 32; I Timóteo 3 : 15).
Cremos na segunda vinda de Cristo em duas fases distintas: Primeira: invisível para o mundo, para arrebatar a Sua Igreja fiel da terra. Segunda: visível e corporal com Sua Igreja glorificada
(I Tessalonicenses 4 : 16, 17; I Coríntios 15 : 51 – 54; Apocalipse 20 : 4).
Cremos no juízo vindouro que justificará os fiéis e condenará os infiéis ao inferno e à separação eterna de Deus
(Apocalipse 20 : 11 – 15), e na vida eterna, de gozo e felicidade para os fiéis; de tristeza e tormento, para os infiéis (Mateus 25 : 46).