Fundamentado em verdades Bíblicas, esse curso, visa preparar homens e mulheres, com caráter cristão e maturidade, para serem instrumentos nas mãos de Deus na prática do Aconselhamento Cristão.
O curso é composto por diversas matérias e de forma profunda aborda o estudo do corpo,alma e espírito, o conhecimento de Jesus Cristo, o poder transformador do Espírito Santo entre outros temas.
O objetivo é capacitar o conselheiro na missão de restaurar vidas, famílias e relacionamentos através do amor de Cristo.
Para a inscrição no Curso de Aconselhamento Cristão o aluno deverá atender pelo menos a um dos três critérios abaixo:
1) O aluno deve possuir Ensino Médio (antigo 2o Grau) completo e ter concluído o 2o Ano do IFC . (Apresentar Certificado de Conclusão do Ensino Médio (2o grau) e Certificado de Conclusão do Curso Básico de Teologia do IFC – 2 anos).
2) O aluno deve possuir Ensino Superior Completo (Faculdade) e ter uma base de estudos bíblicos. (Apresentar cópia do Diploma ou Certificado de Conclusão do Ensino Superior e comprovante do estudo bíblicos: certificado de cursos, carta de pastores ou carta própria explicando como, quando e onde adquiriu o conhecimento bíblico).
3) Caso não se enquadre nas exigências acima, ainda temos a categoria “Experiência de vida”, para tanto deverá ter no mínimo 30 anos e estar trabalhando na área junto ao seu ministério e comprovar com uma carta do Pastor responsável. Nessa categoria o aluno receberá um diploma diferenciado de participação.
As exceções devem ser encaminhadas aos coordenadores para análise.
Objetivos, qualificação, problemas de interface, a quem se destina, pré-condições do aconselhador, desenvolvimento de competências e modelos de manejos críticos, serão objeto dos estudos apresentados nesta cadeira.
Será estudada a natureza do homem (espírito, alma e corpo), estrutura da alma, teoria do desenvolvimento, herança + vivência e dinâmica da Psique (consciente/inconsciente, as camadas do inconsciente).
Aconselhar pessoas não é uma tarefa fácil, muito pelo contrário, é necessário vocação e ter uma visão correta de como proceder, bem como os limites e riscos que envolvem a vida do conselheiro. Esta matéria trata justamente de quais são os requisitos bem como proceder no processo de aconselhamento.
Todo aquele que exerce o aconselhamento e que trabalha numa relação de ajuda, necessariamente precisa ter noções de diagnóstico diferencial entre os transtornos mentais e operação demoníaca.
Este estudo abordará os vários tipos de temperamentos, a metodologia para diagnosticar e avaliar o temperamento do aconselhando. Trata-se de um ensino muito importante para todos aqueles que trabalham na área de aconselhamento pessoal.